Teoria da Mediunidade

O livro revela os “mistérios” da mediunidade, por meio do espírito perspicaz e investigativo de Zalmino Zimmermann, que se utiliza do seu profundo conhecimento do espiritismo, bem como da sua acurada pesquisa em que procura desvendar o que denomina de extraordinário complexo psíquico em evolução, matriz e sede de toda atividade mental; uma “centelha de luz”, a refletir a luz Divina.

Essa extensa obra, com 830 páginas, foi dividida em duas partes: na primeira, o autor se debruça sobre os princípios basilares que definem a estrutura psicológica e científica da mediunidade, com XLIX capítulos; na segunda, descreve os efeitos da mediunidade em III capítulos.

A leitura do texto é fluida, em razão da facilidade e fluência linguística com que o autor consegue descrever os mais complexos fenômenos que ocorrem na mediunidade. A pesquisa em autores renomados, dentro e fora da literatura espírita, são constantes nos escritos de Zalmino.

O livro analisa todos os fenômenos até então conhecidos sobre uma das mais complexas faculdades do ser humano, que depende de uma série de fatores para ser desenvolvida e explorada. Como se sabe, a humanidade encontra-se no limiar de imensas descobertas no campo da metafísica. Desde o século XIX, particularmente, o homem iniciou sua jornada na explicação do desconhecido e dos profundos mistérios existentes no universo físico e imaterial.

O autor conclui sua obra afirmando que, importante, assim, conhecer cada vez mais, essa extraordinária faculdade que nos liga ao Todo, valorizando o abnegado emprenho da Espiritualidade Superior em nos tornar cada vez mais conscientes de nossa verdadeira realidade. Por essa sobeja razão, o presente livro é um marco para nós, espíritas, que sabemos e vivenciamos a experiência da mediunidade, cada um com o potencial espiritual disponível e adquirido no curso das existências.

TEORIA DA MEDIUNIDADE (ZIMMERMANN, Zalmino, Campinas, Campinas, Editora Allan Kardec, 2011. ISBN 978-85-7800-041-7. CDD: 133.93. CDU:133.7).

Photo of author

Clayton Reis

Vice-presidente da ABRAME, Juiz aposentado, Escritor, Professor Universitário e Advogado.