Fórum das Entidades Espíritas Especializadas

Representada por seu Presidente, Noeval de Quadros, pelo Vice-Presidente, Kéops Vasconcelos e pelo Diretor Financeiro, Mario Motoyama, a ABRAME esteve presente, no período de 07 a 10/11/2024, na sede da FEB (Federação Espírita Brasileira), em Brasília/DF, quando participou da reunião do Fórum das Entidades Espíritas Especializadas, na quinta-feira, dia 07, e tomou assento na reunião do CFN (Conselho Federativo Nacional), nos dias 08 a 10.

  • Jorge Godinho Barreto Nery | Presidente da FEB

A reunião do Fórum das Especializadas se deu de forma híbrida, estando presencialmente os representantes da ABRAME, ABRAPE1, ABRARTE2, CME3 e OSCAL4. Participaram de forma virtual os representantes da ABRADE5, AJE6, AME-Brasil7 e PSM8. Apenas não se fez presente, justificadamente, o representante legal da AEE9 (Associação Espírita-Esperantista).

Em razão da extensa pauta e da limitação de tempo, alguns pontos não foram abordados, sendo então agendada uma reunião virtual para o próximo dia 04.12.2024. Na oportunidade, discutiu-se a respeito das expectativas da FEB em relação à colaboração das Especializadas (proposta da ABRAPE); sobre a arte nos Centros Espíritas (ABRARTE) e sobre “Arte, mediunidade e saúde mental” (ABRARTE, AME, ABRAPE e Pró-Saúde Mental).

Ao final, foram eleitas as Especializadas que exercerão a função de Secretaria Geral, 1º e 2º Secretários, para o próximo biênio, respectivamente, a AJE-Brasil, a ABRADE e a PSM (Pró-Saúde Mental), em substituição à ABRAME, ABRAPE e ABRARTE, que exerceram essas funções no último quadriênio.

Com base no Estatuto da FEB, a ABRAME tem assento garantido nas reuniões do Conselho Federativo Nacional, com direito a voz e voto, de modo que esteve presente participando ativamente dos debates, nos temas que lhe são atinentes.

Durante a apresentação dos relatórios e propostas das Coordenações das Áreas da FEB, em especial a Área de Comunicação, coordenada por André Siqueira, foi formulada proposta para exploração da área científica do Espiritismo, buscando e fornecendo elementos à Academia, para desenvolvimento de pesquisas científicas respaldadas na Doutrina Espírita. O vice-presidente da FEB, Carlos Campetti, propôs que as Entidades Espíritas Especializadas sejam inseridas nesse campo experimental, em suas respectivas áreas de atuação, o que foi unanimemente aprovado pelo CFN.

A ABRAME também foi procurada por representantes da FEAP (Federação Espírita do Amapá), na busca de colaboração de nossa Associação em projeto a ser implementado, inicialmente, nos Estados da Região Norte, no apoio e assistência espiritual aos apenados. Ficou agendada uma reunião virtual no dia 26/01/2025, com a participação de representantes das Federativas Estaduais daquela Região, bem como da ABRAME.

Ao final, por proposição do Presidente da FEB, Jorge Godinho, foi incluída na Pauta Nacional do CFN/FEB, a partir do ano de 2025, o incentivo à participação e colaboração das Entidades Espíritas Especializadas no âmbito das Federativas Estaduais e da própria FEB, naquilo que for pertinente, de acordo com as suas habilidades e conhecimentos específicos, estreitando os laços de cooperação com o Movimento Espírita.

Trata-se de um significativo avanço no reconhecimento da importância do trabalho das Entidades Espíritas Especializadas, dentre as quais a ABRAME, como instituições sérias e de grande valia como copartícipes das estratégias de trabalho no desenvolvimento das pesquisas científicas e na cooperação direta ao Movimento Espírita, luta que foi entabulada há muitos anos e que agora se encontra amadurecida para render os consistentes frutos do nosso árduo trabalho.

Incentivamos os Delegados da ABRAME nos Estados, bem como todos os membros da Diretoria e demais associados, a buscarem essa parceria mais estreita com as Federativas locais, colaborando em conformidade com as demandas que surgirem na nossa área de atuação.

Compartilhe

Photo of author

ABRAME

Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas