Representada por seu Presidente, Noeval de Quadros, pelo Vice-Presidente, Kéops Vasconcelos e pelo Diretor Financeiro, Mario Motoyama, a ABRAME esteve presente, no período de 07 a 10/11/2024, na sede da FEB (Federação Espírita Brasileira), em Brasília/DF, quando participou da reunião do Fórum das Entidades Espíritas Especializadas, na quinta-feira, dia 07, e tomou assento na reunião do CFN (Conselho Federativo Nacional), nos dias 08 a 10.
A reunião do Fórum das Especializadas se deu de forma híbrida, estando presencialmente os representantes da ABRAME, ABRAPE1, ABRARTE2, CME3 e OSCAL4. Participaram de forma virtual os representantes da ABRADE5, AJE6, AME-Brasil7 e PSM8. Apenas não se fez presente, justificadamente, o representante legal da AEE9 (Associação Espírita-Esperantista).
Em razão da extensa pauta e da limitação de tempo, alguns pontos não foram abordados, sendo então agendada uma reunião virtual para o próximo dia 04.12.2024. Na oportunidade, discutiu-se a respeito das expectativas da FEB em relação à colaboração das Especializadas (proposta da ABRAPE); sobre a arte nos Centros Espíritas (ABRARTE) e sobre “Arte, mediunidade e saúde mental” (ABRARTE, AME, ABRAPE e Pró-Saúde Mental).
Ao final, foram eleitas as Especializadas que exercerão a função de Secretaria Geral, 1º e 2º Secretários, para o próximo biênio, respectivamente, a AJE-Brasil, a ABRADE e a PSM (Pró-Saúde Mental), em substituição à ABRAME, ABRAPE e ABRARTE, que exerceram essas funções no último quadriênio.
Com base no Estatuto da FEB, a ABRAME tem assento garantido nas reuniões do Conselho Federativo Nacional, com direito a voz e voto, de modo que esteve presente participando ativamente dos debates, nos temas que lhe são atinentes.
Durante a apresentação dos relatórios e propostas das Coordenações das Áreas da FEB, em especial a Área de Comunicação, coordenada por André Siqueira, foi formulada proposta para exploração da área científica do Espiritismo, buscando e fornecendo elementos à Academia, para desenvolvimento de pesquisas científicas respaldadas na Doutrina Espírita. O vice-presidente da FEB, Carlos Campetti, propôs que as Entidades Espíritas Especializadas sejam inseridas nesse campo experimental, em suas respectivas áreas de atuação, o que foi unanimemente aprovado pelo CFN.
A ABRAME também foi procurada por representantes da FEAP (Federação Espírita do Amapá), na busca de colaboração de nossa Associação em projeto a ser implementado, inicialmente, nos Estados da Região Norte, no apoio e assistência espiritual aos apenados. Ficou agendada uma reunião virtual no dia 26/01/2025, com a participação de representantes das Federativas Estaduais daquela Região, bem como da ABRAME.
Ao final, por proposição do Presidente da FEB, Jorge Godinho, foi incluída na Pauta Nacional do CFN/FEB, a partir do ano de 2025, o incentivo à participação e colaboração das Entidades Espíritas Especializadas no âmbito das Federativas Estaduais e da própria FEB, naquilo que for pertinente, de acordo com as suas habilidades e conhecimentos específicos, estreitando os laços de cooperação com o Movimento Espírita.
Trata-se de um significativo avanço no reconhecimento da importância do trabalho das Entidades Espíritas Especializadas, dentre as quais a ABRAME, como instituições sérias e de grande valia como copartícipes das estratégias de trabalho no desenvolvimento das pesquisas científicas e na cooperação direta ao Movimento Espírita, luta que foi entabulada há muitos anos e que agora se encontra amadurecida para render os consistentes frutos do nosso árduo trabalho.
Incentivamos os Delegados da ABRAME nos Estados, bem como todos os membros da Diretoria e demais associados, a buscarem essa parceria mais estreita com as Federativas locais, colaborando em conformidade com as demandas que surgirem na nossa área de atuação.
Compartilhe
Entidades:
- ABRAPE, Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas; ↩︎
- ABRARTE, Associação Brasileira de Artistas Espíritas; ↩︎
- CME, Cruzada dos Militares Espíritas; ↩︎
- OSCAL, Organização Social Cristã Espírita André Luiz; ↩︎
- ABRADE, Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo; ↩︎
- AJE, Associação Jurídico Espirita do Brasil; ↩︎
- AME-Brasil, Associação Médico Espírita do Brasil; ↩︎
- PSM, Pró Saúde Mental; ↩︎
- AEE, Associação Espírita-Esperantista. ↩︎