E assim aconteceu mais um Congresso…

O XII Congresso Brasileiro da ABRAME ocorreu nos dias 12, 13 e 14 de setembro, em João Pessoa, na Paraíba.

Na noite de sexta-feira, a terra onde o sol nas Américas nasce mais cedo, recebeu de braços abertos quase uma centena de congressistas. A abertura foi realizada no amplo auditório do Fórum Cível, com a presença de inúmeras autoridades e a palestra do professor Severino Celestino, paraibano, autor de inúmeras obras, estudioso de línguas antigas e analista renomado do Velho e Novo Testamento. Ele discorreu sobre Ser espírita, estar na Magistratura.

No dia seguinte, o evento todo transcorreu nas dependências do Hotel Cabo Branco Atlântico. Na parte da manhã, houve duas Rodas de Conversa com os temas:  Direitos humanos, diversidade e o combate à intolerância e Mediunidade e sensibilidade no exercício da magistratura. Na parte da tarde tivemos um painel sobre o Lançamento do livro Justiça e Espiritismo e outra Roda de Conversa abordando o tema Bioética e os dilemas da vida.  Foram 19 juízes e convidados que participaram dessas atividades.

Ainda no sábado, houve um momento de muita emoção, com uma justa homenagem prestada à D. Cleusa de Oliveira Muniz. Em nome de todos os presentes, o casal Mário e Christina Motoyama, em meio a abraços afetuosos e palavras amorosas, transmitiram o nosso carinho e entregaram a ela um mimo de lembrança. D. Christina encerrou dizendo que a homenageada é “a rosa que perfuma a ABRAME”.

Nos dois dias do congresso estiveram à venda as seguintes obras: o lançamento do livro “Justiça e Espiritismo”, fruto de uma parceria entre a ABRAME e a ALEESE, bem como o livro histórico dos 25 anos da ABRAME. Houve a venda de outras obras espíritas, a cargo da AESCA-Associação Espírita Caridade em Ação, de João Pessoa.

Abrilhantando o evento, na abertura e no encerramento do congresso tivemos uma belíssima harmonização musical realizada pelo tenor Adriano Pinheiro. No sábado também contamos com duas apresentações do casal Wallace & Neifa.

A palestra de encerramento foi proferida pela Prof. Sandra Borba, de Natal/RN, que abordou o tema O Papel do Juiz Espírita na Transição Planetária. Sandra é autora de vários livros espíritas e ex-Presidente da Federação Espírita daquele Estado.

Em seguida, foi realizada a Assembleia Geral da ABRAME, com a prestação de contas e a eleição da nova Diretoria. Como não houve novas chapas, Noeval de Quadros foi reeleito Presidente por mais um mandato e apresentou a composição da nova Diretoria.

À noite, um jantar realizado no restaurante do próprio Hotel Cabo Atlântico selou o encontro dos vários associados, seus familiares e convidados, em clima de muita descontração, alegria e com a certeza de que todos voltariam para suas casas com as forças renovadas.

No domingo, das 9h às 13h, foi realizado um city tour. Os associados e familiares que ainda não haviam retornado para seus lares puderam participar e foi mais uma oportunidade de congraçamento e descontração.

Depois, vieram as despedidas, em clima de muito companheirismo, gratidão a Deus e promessas de reencontro no próximo Congresso da ABRAME, a ser realizado em 2027, em São Paulo.

Álbuns de Fotos do Evento

Abertura do evento, dia 12 de setembro, no Fórum Civil de João Pessoa, clique aqui para acessar.

Congresso, dia 13 de setembro.

City Tour, dia 14 de setembro, clique aqui para acessar o álbum.

Photo of author

Noeval de Quadros

Presidente da ABRAME (Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas) e Desembargador aposentado